Esclarecimento de duvidas

 

radio contrabandaIsto esconde alguma coisa ?

Tem razão de duvidar, porque na vida como na Net existem por vezes coisas pouco claras. Mas não, evidentemente. Não estamos aqui a dar a cara para coisas tortas ou que não valem a pena.

Trata-se aqui de um projecto claro, e com o qual pretendemos avançar com uma total transparência.

 

Não é "muita fruta" ? A "esmola" não é muito grande ?

Existe de facto um provérbio muito usado em Portugal que diz "Que quando a esmola é grande, o pobre desconfia". Porem, pensamos que esse lema pode ter inconvenientes e talvez acabe por impedir muitos portugueses de beneficiar de coisas úteis como o fazem pessoas de outros Países.

Temos de modo geral que nos manter atentos. Mas também é positivo pensar que a sorte e as oportunidades podem passar para todos. Só que é necessário termos de ter os olhos abertos quando ela passa. Felizmente nem tudo é negro na vida. E enquanto nós portugueses, deixamos por vezes "passar o barco" e perdemos tempo a desconfiar e a meditar sobre provérbios estúpidos... há milhares de pessoas de outras nacionalidades que se estão a regalar e a aproveitar muitas potencialidades que nós só veremos de longe. Pena !

 

- A radio, trata-se de um "brinquedo" ou de um gadget ?

Claramente não. Criar uma radio é uma coisa realmente agradável e quando começar a criar a sua, não poderá desmentir esta afirmação. :-)

Mas se o prazer é real, aqui trata-se de ter a vontade de criar um projecto de radio. Se deseja simplesmente brincar, não preste atenção a estas páginas, e tente encontrar outras soluções, que aliás encontrará com muita facilidade.

 

Em nome de uma entidade, também posso criar uma radio ?

Deve !

Se é uma entidade com um espaço habituado a receber publico, seria quase irresponsável não aproveitar esta oportunidade. E então se é uma loja de venda de discos, o facto de não aproveitar este conceito até seria criminoso :-)...

... Imagine a maneira como poderá promover na sua loja os discos que vende ! Basta realizar e adaptar as suas programações em consequência, e relativamente aos novos temas que deseja dar a conhecer.

Poderá ainda, através o potencial da radio, atingir novos segmentos de clientes.

 

- É assim tão fácil criar uma radio  online de tipo profissional ?

Sim e não.

1 - Respeitamos, e não desejamos minimizar o trabalho realizado com paixão e dedicação, efectuado por todos os que sempre "fizeram radio", e que têm o conceito da radio como uma arte, o que aliás ela é.

Mas o mundo e a tecnologia desenvolvem-se, e temos de ficar atentos ao modernismo e às potencialidades que aparecem. "Fazer radio a sério" é uma arte e necessita realmente qualidades especificas, aprendizagem e experiência. Mas não impede porem que hoje existam meios que facilitam a criação de uma radio online que até aqui nunca se imaginaram. Esses meios não lhe vão ensinar a ser atraentes com os ouvintes, a ter uma voz suave e redonda, a criar a melhor programação musical do mundo, nem trazer o nível de experiência dos que trabalham na radio desde sempre.

Mas no entanto existem novas ferramentas que facilitam consideravelmente a criação de uma radio e que afinal demistificam parte da arte da radio. É a vida.

2 - A criação em si, é fácil. Verá que até vai ficar surpreendido com a facilidade. Mas ter uma radio não significa que será de qualidade. O conteúdo, as suas escolhas, a programação, o toque e a personalidade que der à sua radio, o desempenho e a paixão que depositar na sua radio... São alguns dos aspectos que farão a diferença entre uma radio e uma boa radio. Portanto nem é fácil nem difícil criar uma boa radio online. Tudo depende de si.

Em resumo :

É portanto fácil criar uma radio online porque com a entidade que lhe vamos indicar e o conceito realmente revolucionário ao qual vai ter acesso, é incrivelmente simples criar uma radio gratuitamente. Mas atenção, porque tudo o que na vida pretenda ser de qualidade, necessita um mínimo de dedicação.

Repetimos : Se pensa criar um brinquedo, mais vale se abster !  Deixe os verdadeiros apaixonados criar os seus projectos. Mas se tem uma real vontade de criar a sua radio, e que até agora não sabia ou não podia levar a cabo o projecto, então com esta solução de uma incrível simplicidade, vai poder concretizar o seu desejo, e muito mais facilmente do que os seus sonhos nunca imaginaram :-)

 

É necessário assistir a algum curso ou me deslocar ?

Não.  Pratica esta modalidade em casa, livremente e quando o desejar, durante o tempo que decidir, sem qualquer tipo de obrigação, sem seguir nenhum curso, sem pagar nada, e sem ter de se deslocar.

Basta ter um computador, um acesso à Net... e entusiasmo :-)

 

Existe alguma imposição ou inconveniente na criação da radio ?

Sim, evidentemente que tudo tem contrapartidas. Este conceito não é - mais uma vez - uma simples brincadeira para por de lado dois dias depois.

Talvez uma quantidade interessante de radios se crie com este sistema e nestas bases. Veremos. Vai-se ver de tudo, bom e mau. Mas a maior parte delas ficarão rapidamente ao abandono, porque os "criadores" não se implicarão verdadeiramente no seu desenvolvimento.  E também é nessa vertente que a Contrabanda terá sentido, porque irá reunir unicamente as radios de qualidade, que se poderão portanto distinguir mais facilmente das que foram unicamente criadas sem talento nem paixão.

Explicação ...

O conceito dirige-se essencialmente a pessoas que desejem mostrar um mínimo de seriedade. As radios online criadas vão portanto ser obrigadas a ter uma audiência minima após os primeiros tempos da criação. O que é lógico, porque uma radio é um projecto sério. Não serve a nada criar uma radio, se não é partilhada com outros ouvintes ! Não tem sentido criar uma radio se não é escutada por pessoas que possam ouvir o seu trabalho de programação e/ou de animação, e apreciar o seu talento !

Uma radio sem audiência não seria de nenhuma utilidade, não traria nenhum prazer ao seu criador, e nem teria nenhuma lógica.

Quem deseja simplesmente criar um leitor de mp3 para ouvir sozinho/a, não é uma radio que necessita, mas... um leitor de mp3 ! :-)

Repare que em contrapartida da criação da radio, nada lhe será pedido. Ser-lhe-à portanto imposto uma simples contrapartida lógica, e que é fácil atingir por qualquer criador motivado.

- Numa primeira fase, após o segundo mês da criação da radio, terá que conseguir uma audiência minima de 12 horas diárias. Alguns amigos ou familiares que escutem por vezes a sua radio, bastam a atingir muito facilmente essa primeira meta. Até as suas próprias horas de escuta contam.

- E terá numa segunda fase que ter no mínimo 130 horas cumuladas e totais de audiência diária, após o oitavo mês da criação da radio. Senão, ao nono mês a sua radio será extinta. Mas mais uma vez, é lógico que esta contrapartida quantitativa se mantenha afim de desiludir os que tencionam simplesmente brincar. Para esses existem outras soluções, tais as caixas de MP3 onde podem ouvir tranquilamente os seus temas musicais preferidos.

Mas se ao contrario a sua vontade é criar uma autentica radio online, sem custos e de qualidade profissional, então essas fracas metas auditivas serão uma simples formalidade quase ridícula.

De todas as maneiras, se tem mesmo o desejo de criar uma radio e que a ideia é para si algo positivo, o que é que perde em tentar a aventura ?

 

- Se não conseguir atingir a audiência minima imposta, terá qualquer incidência financeira ?

Absolutamente nenhuma.

Se não atingir o mínimo das metas de audiência impostas, tem de aceitar que a sua radio seja extinta. E não lhe custará portanto absolutamente nada, nem 1 único Euro. Tentou uma aventura sem o sucesso que esperava. Talvez não fez as boas escolhas. Talvez a sua programação e o tom da radio não agradavam. Ou talvez não deu à sua radio uma visibilidade suficiente. Acontece.

Mas pelo menos tentou a aventura e ficará com uma boa lembrança do contexto e da experiência, porque é formadora e interessante. Só cultivando é que se aprende a cultivar. Só vivendo é que se aprende a viver. E se tentou a aventura, mesmo sem o sucesso que esperava, acredite que nunca mais olhará para a radio em geral da mesma maneira.

 

- Não é "chato" criar uma radio ?

Essa pergunta tem uma resposta clara e nítida.

Criar a radio em si, pode ser feito no quadro de um hobby agradável, e como qualquer outra actividade. Torna-se interessante, formador, e valorisante. Por mais é de uma facilidade que o vai deixar impressionado, senão espantado !

Mas o melhor vem depois...

Quando acabar a primeira programação e que a sua radio estiver online, ficará completamente surpreendido com a facilidade com a qual a criou, e sentirá uma espécie de vaidade e de satisfação, que se aproximam do prazer !  O conceito vai-lhe parecer mágico ! Lembre-se desta frase, e quando tiver a sua radio pronta, diga-nos o que sentiu :-)

Vai assim poder conhecer a satisfação que ressentimos após os primeiros minutos da criação desta

 

Mas é mesmo tudo gratuito, ou existem coisas escondidas por traz ?

É mesmo gratuito. Significa que se assim o desejar, não gastará absolutamente nada para a criação da sua radio.

Mas atenção : Convém pensar no "depois".

Criar e desenvolver uma radio é uma coisa. Fazê-la conhecer é outra. E atrair (e fidelizar) auditores ainda é mais um escalão a subir. Depende em primeiro da qualidade do seu trabalho de programação. Depende depois se os programas que realizar ficarem em adequação com o segmento de auditores ao qual se dirige.

Mas também vai depender da sua aptitude a comunicar. O ideal é criar um site (ou um blogue) para a divulgação da sua radio, e que seja de qualidade. E terá ainda que optimizar essa visibilidade nos motores de busca.

É muito provável que os milagres não existam, e se não comunicar com eficácia acerca da sua radio, ninguém terá o conhecimento da sua existência. Tudo isto é reflète uma lógica básica.

Contrabanda ...

Lembre-se ainda - e talvez sobretudo - que o nosso objectivo essencial é que a sua radio possa vir a integrar a rede Contrabanda, como sendo uma radio de qualidade. Aqui poderá portanto beneficiar de uma pagina dedicada à sua radio. A sua radio terá assim mais visibilidade porque irá beneficiar da dinâmica colectiva e da credibilidade desta rede.

 

Dizem "Gratuita". Mas vou ter que pagar um alojamento ou um servidor, não é ?

É sempre assim tão chato(a) ? :-)

Não, não paga nenhum serviço de alojamento porque as musicas, além de estarem gratuitamente, inteiramente, e sempre ao seu dispor, são abrigadas em servidores exteriores com grandes capacidades, e nos quais estão também alojadas outras radios como a sua. (quando a criar, claro :-)

Quando empregamos a palavra "gratuita", conhecemos perfeitamente o seu significado.

Se tem uma caneta consigo, tome nota : Vai poder criar a sua radio online; mantê-la viva, dinâmica e actualizada 7/7 e 24/24, (até minuto por minuto se o desejar), utilizar um soft fácil de utilização e dedicado à programação, colocar dezenas de milhares de musicas diferentes na sua programação, criar programas diários e diferentes à sua inteira medida, incluir na radio o que desejar (jingles, podcasts de crónicas, mensagens, temas adicionais que eventualmente não estejam na biblioteca de musicas, etc), e ter os ouvintes que desejar (até agora as radios assim criadas e que atingem mais ouvintes, têm uma audiência de cerca de 30 a 50 mil ouvintes / dia ).

E acrescentamos que com a utilização de uma outra ferramenta complementar, vai poder (se assim o desejar),  intervir nas suas emissões em directo total.

Vai ser lindo. Não podemos faltar  nem falhar a sua primeira intervenção em directo! :-)

 

E, é ai que a caneta vai servir :-) ... Todos estes serviços são gratuitos.

Por favor não faça outra vez a mesma pergunta, senão desligamos o seu computador ! :-)

 

Vou poder passar musica portuguesa na minha programação ?

Para realizar a sua programação, vai dispor gratuitamente de dezenas de milhares de temas musicais de todos os Países.

E cada semana terá novos temas ao seu dispor. A sua radio andará assim sempre na onda

Mas há poucos temas portugueses à escolha na biblioteca da radio. Representam apenas algumas dezenas na totalidade.

No entanto, pode livremente e quando o desejar, descarregar para a biblioteca da radio os seus próprios discos comprados legalmente ! Assim tem a possibilidade de criar uma programação mais "aportuguezada" se o desejar, e fazer valer a qualidade de musica que existe em Portugal.

Para descarregar os seus temas é muito fácil e faz-se em poucos segundos. Em 2 ou 3 cliques, os seus temas ficarão na sua radio.

 

Não é já possível à muito tempo criar a nossa própria radio ?

Se se refere às ferramentas que existem na Net : não se trata de "radio". O que existe é a possibilidade de criar ferramentas aparentadas com leitores de mp3, e que se podem dar a ouvir a alguns amigos. Mas o "amigo" que ouvir os temas que colocou simplesmente na caixa, não tem a impressão de ouvir radio, porque aliás nem ouve.

Deram o nome de "radios" a esses conceitos, unicamente por razões de marketing, mas não têm obviamente nada a ver com radios.

Aqui...

- Trata-se de um conceito totalmente diferente. Fala-se realmente de radio, com uma programação total, única e livremente escolhida pelo criador da radio.

- Trata-se de difusão e de transmissão em streaming (fluxo continuo). Significa que toda a gente pode ouvir a sua programação, e ouvir a mesma coisa ao mesmo tempo.

- Trata-se de uma radio onde pode colocar conteúdos sempre actualizados, e até em tempo real.

- Trata-se de uma radio que se pode ouvir na Net, mas também em dispositivos portáteis, ou ainda em radios (físicas) que possam apanhar o sinal wireless. O que vai ser o caso de todas as radios, já amanha, e que até já é o caso hoje.

- Trata-se de um conceito de radio "em directo"! Significa que a transmissão da musica que escolheu na sua programação passa em directo... ao mesmo tempo para todos, e no mundo inteiro.

- Trata-se ainda de um conceito onde pode quando o desejar, fazer intervenções faladas em directo como em qualquer radio convencional.

Sem ser pejorativo e respeitando tudo o que existe, temos de admitir que não podemos comparar um leitor de mp3 com uma radio.

O que existia até agora tem a sua razão de ser porque são ferramentas que têm um publico, porque dirigidas a pessoas que desejam ouvir temas musicais. mas não querendo desvalorizar as ditas ferramentas, temos porem que realizar que este conceito de radio não tem absolutamente nada a ver com os simples leitores de mp3 que se encontram  através a Net, e que não podem de modo nenhum ser comparados a este conceito de autentica e verdadeira radio online.

 

- é necessário dedicar muito tempo à radio ?

É à sua escolha.

Tudo depende do seu objectivo. Se se contentar de programar emissões para a semana seguinte e colocar a radio em "pilotagem automática", não vai "custar tempo".  Uma hora semanal vai chegar.

Mas se não optimizar e dinamizar constantemente a sua programação, e se não comunicar o seu projecto, não irá muito longe. E nesse caso não terá grande satisfação no desenvolvimento da sua radio.

 

- Posso criar uma radio se já tenho uma actividade profissional ?

Como qualquer pessoa pode livremente praticar bicicleta quando o deseja; qualquer pessoa pode criar e desenvolver uma radio online, sem a autorização de ninguém, desde que respeite os requisitos legais, o que é o caso com este conceito.

A criação de uma radio não tem nada a ver com a sua situação profissional. Trata-se aqui de um "hobby" (passa-tempo) que pode seguir como qualquer outra actividade do seu interesse.

E quem sabe se esse hobby não se tornará um dia uma actividade. Isso está nas suas mãos  e tudo pode acontecer.

 

Posso ganhar dinheiro com a minha radio ?

Se for essa a sua única ou principal intenção, existem muitas probabilidades para que fique desiludido ou insatisfeito. Até porque para ganhar dinheiro com uma radio não basta bater nas mãos.

Porem, tudo é possível. Se pensar lançar um projecto (por exemplo) local, e que a qualidade da sua radio consiga cativar anunciantes locais, então sim, poderá talvez considerar o media criado por si como um autêntico media que pode gerar benefícios.

Pode também recolher alguns benefícios com o site (ou blogue) dedicado à radio. Existem sistemas simples para a rentabilidade dos mesmos, mas será simplesmente complementar e não a fonte principal de rendimento.... No entanto, nunca se sabe, porque com um projecto de qualidade, tudo é possível.

De modo geral, preferimos no entanto lhe dar o conselho de não sonhar; ser realista, e dedicar tempo e paixão ao seu projecto, sem considerações ou esperanças utópicas de ordem financeira. Se as coisas tiverem que correr mesmo bem, o destino seguirá o seu caminho.

 

O que está por traz deste conceito gigante e inovador ? Qual é a inevitável contrapartida ?

Neste conceito, (no qual aliás não temos infelizmente nenhum interesse :-), não há absolutamente nada escondido.

Há simplesmente e obviamente uma contrapartida clara e sem surpresas a esta "maquina completa e gratuita". A entidade que coloca à sua disposição os seus servidores gratuitamente; que lhe fornece de forma totalmente gratis a logística para que possa criar a sua radio; que coloca ao seu dispor dezenas de milhares de temas musicais gratuitos para que possa programar a sua radio; que paga uma quantia financeira às entidades que gerem os direitos por todos os temas que você passar na sua radio; que o assistem na sua criação se necessário; e que no final lhe permitem levar a cabo um projecto de qualidade profissional... tem como imagina de poder viver !

A contrapartida de tudo o que foi mencionado acima, é que a dita entidade passa 4 minutos/hora de publicidade em todas as radios que se criam através o conceito. Esse facto permite a existência e a viabilidade da totalidade do conceito.

Podemos reparar  que 4 minutos em cada hora é pouco. Até porque estamos habituados em Portugal a níveis de tempo de publicidade  muito mais elevados nas radios que ouvimos. (Convém modular o espaço tempo relativo à publicidade, porque a pouca publicidade nas radios online, é uma das razões do sucesso deste conceito.)

E apesar de isso, o conceito ainda não tem publicidade em Portugal. Significa que as radios criadas em Portugal com o conceito, têm um nível de publicidade zero... até que apareçam as primeiras :-)

 

Demora muito criar uma radio ?

Sim e não.

Se desejar simplesmente construir uma caixa sonora sem muita alma, e fazer programações automáticas sem tentar criar, aperfeiçoar, e "escultar" verdadeiramente o que faz o coração da radio e a sua razão de ser, como se estivesse a criar uma estátua... então poderá criar a radio em uma ou duas horas. Mas isso será inútil e não vale a pena perder tempo porque encontra na Net muitas ferramentas prontas a responder a essa simples utilidade.

Mas se ao contrario desejar criar uma verdadeira radio de qualidade e com características profissionais, que corresponda à sua paixão e que tenha probabilidades de agradar à sua audiência, então... o "trabalho" nunca terá fim. E ainda bem, porque fazer e manter uma radio online de qualidade, traz satisfações incríveis ! :-)

 

Pode-se ver um exemplo de radio criado com esse conceito ?

Sim.

Aqui tem um exemplo criado recentemente. Clique aqui >

 

O conceito está explicado em língua estrangeira ?

Sim. Infelizmente o conceito não é português. :-)

E a língua portuguesa não está (até agora) prevista. Mas as explicações necessárias são claras e podem facilmente ser traduzidas com um tradutor online. Apesar disso o conceito é bastante intuitivo. Por mais, se tiver alguma duvida, estamos prontos a lhe dar alguma explicação. (sem abusos quantitativos, claro).

A entidade responsável pelo conceito dispõe de um espaço dedicado à construção da radio, onde pode fazer perguntas em língua inglesa.

Para terminar, lembre-se que a Contrabanda poderá dar umas dicas e uma ajuda nesse sentido a todos os que desejarem integrar a Contrabanda. E acredite que as dicas não serão inúteis ! :-)

 

O objectivo desta espécie de "enigma" é portanto que qualquer um crie a sua radio ?

Sim e não.

Dizemos claramente que o nosso principal objectivo é a criação e o desenvolvimento da rede Contrabanda. Desejamos que esta rede venha a concentrar no futuro varias radios temáticas e complementares, e que permita ao conjunto das radios eleitas criar um espaço musical em Portugal que traga uma resposta completa aos ouvintes, e que tenha credibilidade e qualidade.

Para que sejam de qualidade , é necessário que as radios existam.

E para que existam, têm em primeiro de ser criadas.

E é assim que o primeiro passo para se atingir esse objectivo é ajudar os que o desejam a criar a sua própria radio.

Fazer parte da rede Contrabanda não é porem uma obrigação. A esmagadora maior parte das radios que se criarem não farão parte da rade Contrabanda, ou por falta de vontade dos criadores, ou porque a qualidade da radio não será suficiente.

Muitos criadores voarão com as suas próprias asas. Mas ficaremos assim com a satisfação de pelo menos os ter-mos ajudado a criar a sua radio.

 

- Para "entrar" e fazer parte da rede Contrabanda, necessito já ter criado uma radio ?

Sim. Evidentemente.

Só quem já tiver criado uma radio e um conceito de qualidade é que poderá ser aceito na Contrabanda. Portanto o inicio é criar uma radio com um conceito. Pode depois criar um site ou um blogue como suporte da sua radio.

Mas que crie um site ou não, é só depois da sua radio estar criada e afinada é que pode pretender integrar a Contrabanda.

 

Não perca esta oportunidade, no momento certo !

Escreva-nos, faça-nos parte das suas outras duvidas, dos seus projectos, das suas potencialidades, dos seus sonhos, e diga-nos que deseja criar a sua radio. Depois fique atento. Seja um dos primeiros a poder concretizar um sonho ! Este momento irá - quem sabe - talvez induzir uma autentica revolução no panorama da radio online em Portugal. Se o desejar, fará parte da viagem.

Brevemente, poderá ter mais informações no site Contrabanda.

 

Voltar ao Menu geral