Contrabanda : O projecto

radio contrabandaÉ neste contexto geral e sobre estas bases que vai nascer a rede Contrabanda.

A Contrabanda é uma rede (actualmente em criação) de radios online, todas criadas em forma de canais temáticos destinados para todos os suportes online, ou para todos os novos aparelhos de radio que captem o sinal wireless.

A Contrabanda terá duas vertentes intimamente ligadas :

1 - Uma composta por uma variedade de radios online próprias e temáticas.

2 - Outra composta por radios online temáticas (musicais, geográficas, etc) que também apresentem um grande nível de qualidade e que desejem fazer parte desta rede, criando assim uma dinâmica colectiva, uma credibilidade devida à qualidade das radios eleitas, e uma melhor visibilidade geral.

 

Radios que já existem

Se é uma entidade ou um criador que já tem uma radio online, pode integrar a rede Contrabanda, se evidentemente a sua radio responder às normas definidas pela rede Contrabanda. Escreva-nos afim de nos apresentar a sua radio online e mantenha-se atento às notícias que serão divulgadas na Contrabanda.

 

Criar a sua própria radio online

Se não tem a sua radio online, vai poder cria-la.

Importante : Afim que a escolha das radios online da rede possa ser efectiva e ampla, a Contrabanda vai ajudar à criação de web radios de maneira pragmática.

Vamos de facto facilitar a criação de radios online, indicando a todo o verdadeiro apaixonado por radio e musica que o deseje, a maneira simples, rápida e gratuita de criar a sua própria e verdadeira radio online (webradio), assente numa base inovadora e numa tecnologia de uma qualidade surpreendente, tudo isto em conformidade com as leis relativas aos direitos de Autor e outros direitos.

Nas páginas seguintes vai poder esclarecer as suas eventuais duvidas relativas à criação da sua radio online.

Se pensa que se tiver a sua radio online e a integrar na Contrabanda, será uma mais valia. Se for mesmo um louco por radio e musica, e se estiver interessado em criar uma radio online de qualidade e gratuita, escreva-nos, apresente-se, faça-nos parte da sua vontade de criar uma radio, e espere por notícias nossas, aqui mesmo na Contrabanda. (vamos provavelmente ter que filtrar os primeiros pedidos por critérios de qualidade).

 

Explosão das radios online em Portugal

Não duvidamos que deste conceito global inovador, possa surgir um bom potencial de criadores. Muitos deles poderão assim criar radios de grande qualidade.

Concorrência ? Sim. Concorrência sã, ou seja... dinâmica devida à complementaridade!

A concorrência é necessária e lógica. Mas nem sempre é sinónima de rivalidade, e pode tornar-se positiva. No domínio das radios a concorrência beneficia os ouvintes, mas pode também beneficiar as próprias radios.

As radios assim criadas e que se juntem na rede Contrabanda ficarão obviamente a ser concorrentes umas das outras. Mas a dita concorrência só terá aparência de tal. As mentalidades relativas à noção de concorrência têm de evoluir e perceber que é da complementaridade e da união de pseudos-antagonismos que nasce a qualidade, a força, e uma melhor visibilidade para todos. Muitas radios vão desta forma atrair para o mundo da radio em geral, pessoas que até agora não fazem parte da audiência de qualquer radio; fazendo assim crescer o mercado e alargar a audiência global.

Num mercado cada vez mais alargado mas ao mesmo tempo cada vez mais segmentado, há espaço para todos (os bons). Acrescentamos que, como vamos ver mais longe, até vão poder surgir mais mercados até aqui invisíveis ou não explorados, e compostos por audiências muito especificas, para não dizer "micro-especificas", mas cujo potencial é real.

Uma rede independente como a Contrabanda, com a sua visão global dissociada de interesses próprios e restritos, tem provavelmente mais facilidades para tentar conduzir uma aventura destas, e quem sabe, conseguir esta união de sucesso em perfeita harmonia.

 

A maior oferta musical em Portugal

As radios que estarão presentes na Contrabanda vão emitir 24 horas por dia e sem nenhuma limitação no tempo. (7/7, 24/24, 365/365)

A rede Contrabanda será portanto alargada a todos os canais temáticos possíveis, tanto por temas musicais como por segmentos de publico especifico, (Ex : radio para cadeias de comercio, radio para salas de espera dos veterinários, radio para seniores, radio para hotéis, etc...) ou ainda geográficos (radios online para vilas ou cidades), etc...

Através as radios online que se criarão e que integrarão esta rede, a Contrabanda na sua globalidade deseja oferecer a maior escolha concentrada musical em Portugal no universo dos canais temáticos de radios online.

Com o desenvolvimento constante da Internet em Portugal e o facto que o publico esteja cada vez mais virado para a escuta musical na internet, tornou-se essencial oferecer aos ouvintes uma plataforma completa, de grande nível, e de grande qualidade.

O universo dos media está em plena mutação. É muito provável que os suportes de radio tradicionais não acabarão com o tempo. Mas já estão conscientes que vão perdendo audiência, visto que parte desta se transfere para os suportes baseados na rede, mais temáticos, com menos intrusão publicitária, e respondendo melhor a múltiplos desejos micro-segmentados.  A oferta proposta através da Net e a sua diversificação, permitem alargar o publico e segmentar os ouvintes por nichos.

 

Caminhar na boa direcção

Como referido acima, até aqui existiam plataformas que davam a possibilidade a qualquer pessoa de ter a sua própria rádio... isolada, ou seja ferramentas compostas por um sistema lúdico e agradável de leitura áudio, mas que não passavam de simples leitores de mp3.

Brevemente, sem investimento e sem risco financeiro, qualquer pessoa poderá ter a sua propria e verdadeira radio, única , que transmite em directo, que pode ser escutada sem limites de distancia, e partilhada com os outros em tempo real, e onde o criador pode intervir em directo como apresentador. Uma revolução !

Existe uma incerteza relativa ao potencial de negócio gerado no futuro com as radios online. Mas esse factor não nos impede levar o projecto Contrabanda para o Ar, porque sem pioneiros ou iniciativas, o mundo não avança. A exploração comercial das rádios temáticas tem o futuro à frente e permite testar novas possibilidades e novos suportes mais originais e mais complementares para os anunciantes. (Escrita, vídeo, áudio e imagem).

Qualitativamente, as radios temáticas respondem aos desejos dos ouvintes, e oferecem também aos anunciantes a capacidade de segmentar melhor o seu publico alvo, e de optimizar a relacao adequada entre mensagens e ouvintes.

A Contrabanda vai ver a luz do dia. Vai integrar as radios que desejarem estar presentes nesta rede. Não prometemos ser perfeitos - longe disso - porque só somos humanos. Mas prometemos sempre ter por objectivo a Excelência. Não pretendemos ganhar qualquer liderança e ser-mos os Reis do Mundo. Pretendemos simplesmente propor, ajudar, contribuir a criar qualidade e visibilidade, agradar e avançar.

 

A ultima palavra será uma citação de Nabuco : "Há máquinas de felicidade dispendiosas que funcionam com enorme desperdício, e há outras económicas, que, com as migalhas da sorte, criam alegria para uma existência inteira".

Voltar ao Menu

Contrabanda.net